NOTÍCIAS
03.06.2013
Papaventuras é vice-campeã na 2ª maior corrida do Brasil!
Ocorreu no ultimo final de semana dias 30, 31 e 01/06 a Expedição Chauás 300, a segunda maior corrida de aventura do País!
Ocorreu no ultimo final de semana dias 30, 31 e 01/06 a Expedição Chauás 300, a segunda maior corrida de aventura do País, que se realizou na Serra da Mantiqueira, (Mantiqueira se origina do tupi-guarani e significa “Serra que chora”, assim denominada pelos índios que habitavam a região e devido à grande quantidade de nascentes e riachos encontrados em suas encostas) passando pelas cidades de Monteiro Lobato, São Francisco Xavier, Sapucaí Mirim, São Bento do Sapucaí, Santo Antonio do Pinhal, Gonçalves e Paraisópolis. Foram aproximadamente 195 km de Mountain Biking, 45 km de Canoagem e 60 km de Trekking.
A equipe Papaventuras se fez presente entre as maiores e melhores equipes do Brasil, e representou muito bem os Gaúchos e a Capital Nacional do Chimarrão, conquistando a segunda colocação dentre 19 quartetos que largaram, com um tempo de prova de 38h e 45min para concluir os 300 km. A formação para essa aventura contou com os atletas Valmir Schneider, Rosemeri Müller, Sérgio Maurer e José Carlos Pascotini. E para esse desafio fomos muito bem assessorados pelo amigo José Castro, morador de Taubaté, atleta e muito prestativo, que nos fez apoio e teve grande influência no resultado da equipe.
A prova teve a sua Largada na cidade de Santo Antonio do Pinhal, onde largamos de Montain bike por 22 km na busca pelos primeiros Pcs até a transição para o trekking, onde assinamos a planilha em 12º lugar, vínhamos num ritmo confortável, pois devido a nossa experiência em provas longas sabíamos que muita coisa ainda poderia acontecer. Nesse primeiro trekking tínhamos a opção de escolher a melhor rota, um caminho mais curto pôr por trilhas fechadas ou um caminho mais longo e por estradão... Nós como bons navegadores, optamos pela mais curta e que exigia mais atenção e navegação, deu certo, pois na próxima transição já assinamos a planilha em 6º lugar. Novamente em cima das magrelas foram mais 48 km de muita subida, só pra ter uma ideia a altimetria acumulada na bike foi de 6400 metros e no trekking mais uns 5000 metros, o que exigiu muito do físico dos atletas. Chegamos para o primeiro remo da prova, foram 18 km em canoas canadenses em um rio com algumas corredeiras e muitas pedras e tocos, o que rendeu vários barcos quebrados e muitos banhos de água gelada, pois quando a noite chegava à névoa tomava conta do rio e a visibilidade era pouca, sendo assim difícil de desviar dos obstáculos do rio. Saímos da água já na 5ª colocação, mas fomos ultrapassados pela equipe paraguaia logo no inicio do trekking, mas seguimos fortes para o trekking dos 4 picos, que foi o ponto alto da prova, pois subimos na pedra da Balança, na pedra do forno, na pedra do juncal e na pedra do campestre. A caminho do Pc 11 que era a pedra do juncal, observamos no mapa a possibilidade de fazer um rasga mato audacioso, mas que nos pouparia uns 8 km de trekking e um desnível enorme... atravancamos morro acima e para a nossa surpresa chegamos ao Pc 11 na 2ª colocação, seguidos de perto pela equipe Guanacos, ficamos eufóricos, talvez pela posição e mais ainda pela linda imagem que tivemos do amanhecer em cima daquele ponto...muito lindo! Daquele ponto em diante aumentamos o ritmo um pouco, afinal quem vem atrás sempre vem forte, e tínhamos a equipe selva e os paraguaios na nossa cola...mas nesse momento nosso companheiro Pascotini sentiu o esforço e tivemos que reduzir o ritmo para administrar a situação e possibilitar que ele se recuperasse, pois ainda estávamos recém na metade da prova. Pascotini como todo bom atleta é muito competitivo, e ao ver a equipe Guanacos passando, se levantou, deu de mão em dois cajados de madeira e disse vamos em frente...atingimos o Pc 12 e descemos para as bikes, sempre apreensivos em sermos alcançados por alguma equipe, mas conseguimos chegar na transição, Pascotini dormiu um pouco, nos alimentamos e saímos para um pedal de mais 55 km. Fomos muito bem nesse trecho, Pascotini aos poucos ia se recuperando, e juntos andamos forte e chegamos cedo na transição para o ultimo remo. Agilizamos-nos para entrar na água com a luz do dia ainda, pois o remo prometia, seriam 28 km de muitas curvas no rio. Após mais algumas viradas e quase congelarmos chegamos ao final do remo, dessa vez juntos com a equipe Guanacos e seguida de perto pelos Paraguaios. Nossa transição para a bike foi numa velocidade impar, comemos uma vianda com “vaca atolada” que nosso apoio conseguiu comprar pelo caminho, uma delicia! Estávamos atucanados, pois sabíamos que se naquele ponto as outras duas equipes saíssem juntas conosco, seria muito difícil de abrir vantagem, por isso tratamos de sair em disparada, ainda lambendo os beiços, mas pedalando forte. E mais subidas pela frente, quando lá do alto avistamos 4 luzes vindo atrás de nós...nossa...ai o bixo pegou, engatei a rose na cordinha e sai torqueando morro acima...batemos o Pc 18 em meio a uma festa, coisa de cinema, e saímos andando forte para bater o ultimo Pc, que era bem próximo da chegada, e pra ajudar ainda mais nesse trecho começamos a ter alucinações, a Rose viu uma equipe descendo logo atrás dela...o bixo pegou novamente, a neblina acabou com o óculos e com a visão do Pascotini, eu assumi o ultimo mapa e seguimos em frente andando num ritmo alucinado, até que o Sérgio ficou bravo que o deixamos para trás e sem luz....estava muito cansado(acabado)rsrsrs...quase no PC 19 Sergio começou a duvidar da minha navegação e ficava cada vez mais indignado, até que gritei pra eles “Piau” e foi um alívio, assinamos o ultimoPC e borá tocar pra chegada, mas sem antes ter que subir muito ainda...rsrs...enfim chegamos já eram 01:45 da madruga, meio atordoados pelo ritmo forte que colocamos após uma prova de 300 km, mas muito felizes pois sabíamos que foi um grande desafio e quem quer andar na frente é bem isso mesmo...Parabéns a todos e que os bons ventos soprem a nosso favor!!