NOTÍCIAS
10.11.2010
Papacorrida, um show de trilhas!!!
Debaixo dos galhos da Figueira Centenária, foi dada a largada de mais uma papacorrida de aventuras...
Realizou-se no último dia 07/11/2010 a 5ª edição da Papacorrida de Aventuras, na cidade de Venâncio Aires – RS, promovida pela Família Papaventuras e com o indispensável apoio da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, através da secretaria de Desporto, na pessoa da secretária Cleiva Heck, sem esse incentivo a prova não se realizaria.
A movimentação para nós da organização já havia começado a umas semanas atrás, mas foi no sábado pela manhã que a correria começou, desde cedo já estávamos nas trilhas colocando todos os PCs virtuais que ainda faltavam, logo após o meio dia já estávamos recebendo as equipes de longe, que ficaram alojadas no Parque do Chimarrão e as locais que traziam suas bikes para serem acomodadas nos caminhões, que as levariam até a primeira área de transição. Tratamos de auxiliar a todos com informações úteis sobre a prova, planilhas, etc... bem como da importância de estarem todos com as mão livres para segurarem firme a direção nos trechos de bike, pois as trilhas seriam em todos os trechos muito técnicas e a possibilidade de quedas seria grande. Já era quase meia noite quando acomodamos as últimas bikes, o restante seria colocado pela manhã, pois muitos atletas das cidades vizinhas saíram cedo e vieram direto para a largada.
Despertamos as 6 hs, fechamos a Travessa São Sebastião Mártir, que logo já estava tomada de atletas e bikes, todos ansiosos para saber o que os estava esperando...Aventura...que significa... o que há de vir...distribuímos as planilhas as 7:30 no momento da entrada nos ônibus, os atletas teriam todo o tempo do deslocamento para analisarem as planilhas e anotarem suas dúvidas.
Ao chegarmos ao ponto de largada, eu percebia na expressão dos atletas um ar de admiração, pois a imponente figueira centenária envolvia a todos em sua volta. Realizamos uma breve reunião técnica, onde as dúvidas foram sanadas e pontualmente 9:20 hs foi dada a largada.
Avisamos a todos no briefing que não desistissem logo no inicio, pois seria esse o trecho mais complicado e que exigiria muita força física e mental dos atletas. Largaram todos de trekking, por cerca de 5,15 km, ao atingirem o PC 01 os atletas já percebiam que eu não estava brincando quando falava de desistirem no início, pois a subida de uns 2 km alcançava o ponto mais alto da prova, cerca de 555 metros de altitude. Após uma descida técnica com muitas pedras soltas, alcançaram o PC 02 e novamente uma boa subida até a AT das bikes que foi junto ao açougue em Vila Deodoro. Já com as magrelas os atletas pegavam mais dois PCs virtuais na vila mesmo e seguiam em busca do terceiro virtual numa trilha bem fechada e íngreme, “ufa que subida”, dessa vez empurrando as bikes morro acima, no topo do morro estava o virtual, logo adiante tínhamos o ponto crítico da prova, uma descida muito técnica e com bastante pedras soltas, estávamos por ali com a ambulância de plantão, mas felizmente não tivemos nenhum problema, todos atenderam aos nossos pedidos de cautela e prudência. No final da descida tínhamos o PC 07, aquele que seria o ponto de alívio para os atletas, pois comentei no briefing que quem não desistisse até ali completaria a prova com certeza, nesse ponto as categorias se dividiam, onde a expedição seguiria por trilhas e morros e a aventura seguiria pelo estradão com bastante descidas.
A categoria expedição realizou uma atividade surpresa no PC 08, cada atleta teria que debulhar com as mãos uma espiga de milho, momento esse de descontração e que gerou muitos risos, temos tudo filmado, depois montamos um vídeo pra mostrar. Seguindo o trecho da expedição passaram por mais um empurra bike pelas terras do Sr Schmidt, depois de pegarem o PV v 09 atravessaram os morros em um single track muito bonito que era seguido de um down Hill bem radical...depois PC 10 e mais um down Hill até a AT onde deixavam as bikes e seguiam para o trekking mais longo da prova, seriam 12 km de muita trilha e sobe e desce sob o forte sol do meio dia atravessando o nosso famoso Monte Belo. Nesse trecho muitas equipes desidrataram, pois ficaram sem água, mas os lugares foram muito elogiados. Após pegar mais alguns PC virtuais e passar pelo bonito “escorregador”, chegavam às bikes novamente. Neste ponto as duas categorias se juntavam novamente e seguiam pelo mesmo trecho até a chegada. Seriam mais 12 km de prova, que se iniciaram atravessando as terras do Sr Linke, onde encontramos mais uma bela subida a ser vencida, mas que nos mostrou muitas trilhas simpáticas e bonitas, após seguiam de bike atravessando linha 17 de junho até a segunda atividade surpresa, todas as equipes tinham que acertar alvos com um “bodoque”...foi bem divertido...uma pausa para aquela aguinha e seguiam mais um trecho de bike até o canioning, que serviu de refresco para um dia tão quente e suado como foi o domingo. O trecho da água foi rápido, pois teve equipe que fez em 6 minutos, mas muito bonito. Dali era mais 6 km de bike até o pórtico, tivemos alguns peguinhas na reta final, foi emocionante ver a galera se puxando até os últimos metros da prova.
Parabéns a todos que participaram se alcançaram pódio ou não, podem se considerar vencedores, pois como falei antes da largada essa foi uma prova de resistência, onde “descer nunca foi tão difícil” e o fato de chegar já é uma vitória. Temos que agradecer também a compreensão de todos e ao cuidado que todos os atletas tiveram com o lixo, pois tivemos o trabalho de “fecha trilha”, realizado pelo Teodoro, que não encontrou sequer uma folha de planilha pelas trilhas, parabéns galera, a nossa natureza agradece!!!
Temos que agradecer muito a Prefeitura Municipal de Venâncio Aires, que foi nossa parceira nesse evento, sem esse apoio certamente não conseguiríamos oferecer o suporte e a segurança necessária para uma prova desse porte, muito obrigado a Secretária Cleiva Heck, a Secretaria de Saúde, ao Departamento de Trânsito, ao Supermercado Lenz, Unisc, Revista Go! Faster, Marciano Linke(mamute), a nossa família Papaventuras que estão sempre prontos para ajudar, vou citar o nome de cada um aqui...Laércio e Claudinha, Teodoro e Geny, Bolacha, Jaquele e Claudete, Valmir Rauber e Nara, Emerson e Ãngela, Luis Ferrarini, Evandro e Fran, Vantuir e Ana, Vilson, Fernando e Jôse, Fernanda, Cíntia e Rose, Camila e Henrique, Larissa, Deise e Canova, aos proprietários de terras que nos permitiram a passagem, enfim um muito obrigado a todos da Família Papaventuras!
Forte abraço a todos e até 2011 !!!

Resultados
Solo
1º Graxain de São Pedro – Sergio Maurer – São Pedro do Sul
2º Vida Loka – Cristiano Schabarum – Venâncio Aires
3º Do Bolacha – Jorge Bernardi – Venâncio Aires

Expedição Masculina
1º Wetzel/Faccin – Extrem – Santa Cruz do Sul
2º Hurakan Miller Superm. – Santa Cruz do Sul
3º Chimarrão – Santa Maria

Expedição Mista
1º Malamute – São Leopoldo
2º Revista Go! Faster – Flores da Cunha
3º Trilha Vertical – Mato Leitão

Aventura Masculina
1º Mascredo Adventure – Caxias do Sul
2º Jacarés Voadores – Monte Alverne
3º Krakatoa – Santa Cruz do Sul

Aventura Mista
1º Oskandanga – Santa Cruz do Sul
2º Itália – Santa Cruz do Sul
3º Espaço Ativo – Venâncio Aires


Confira todas as fotos
Fonte:Papaventuras
Newsletter
Receba em seu e-mail
as novidades da
Equipe Papaventuras
Nome
E-mail